Exemplos De Trabalho Voluntário Para Colocar No Seu Currículo

0

Incluir alguns exemplos de trabalho voluntário ao seu currículo é uma das formas mais eficazes de torná-lo mais interessante aos recrutadores. Principalmente se você não tem nenhuma, ou tem pouca experiência no mercado de trabalho.

Os trabalhos voluntariados são vistos positivamente tanto pela equipe de recursos humanos bem como grande para a maioria dos processos seletivos.

Além de ser uma experiência enriquecedora, em suma elas não demandam muito do seu tempo, podendo ser encaixadas nas horas vagas da sua rotina.

Por que colocar no currículo trabalho voluntário?

Muito usual pelos jovens ou por quem deseja melhorar seu currículo, inclusive mudar de área de atuação, o trabalho voluntário agrega valor ao currículo. tende a ser muito bem avaliado pelos recrutadores.

Através desses trabalhos um recrutador pode conhecer melhor quais habilidades você tem, se é uma pessoa motivada, assim como descobrir se as atividades que você exerceu podem contribuir para a organização que pretende começar a trabalhar.

Além disso, seu currículo será mais valorizado que seu concorrente que não o atualizou, aumentando sua chance de conseguir um emprego. Muitas vezes as habilidades e competências que você demonstrou ter no trabalho voluntariado, supera as expectativas técnicas de ter uma formação superior ou curso.

Então que tal começar escolher sua área preferida e ir com tudo? Reunimos uma lista de exemplos de trabalho voluntário para você, confira:

Divirta-se com o trabalho voluntário com animais

Se você gosta de animais, nada melhor que se envolver em uma causa que o fará ficar próximo a eles e ao mesmo tempo estará os ajudando.

Qualquer pessoa pode ajudar a dar banho, tosar o pelo, caminhar, brincar, participar de bazares, fornecer ração e remédios, ou até mesmo dar carinho aos animais dos abrigos da sua cidade. Esses são apenas alguns exemplos de trabalho voluntário que você pode desenvolver com os animais.

Se você tem alguma formação em veterinária também poderá auxiliar nas vacinações e prevenção de doenças.

Mas você não tem muito tempo disponível, porém tem uma graninha sobrando, pode apadrinhar um animalzinho doente, velhinho ou que precise de cuidados especiais. Baasta contribuir mensalmente com um valor para auxiliá-los a se recuperarem ou no seu tratamento.

Agora, se você dispõe de espaço na sua casa, você pode ajudar os animais com um lar provisório até que sejam adotados. Muitas ongs e abrigos as vezes não tem mais espaço para fazer o recolhimento de animais abandonados, mas você pode acolhê-los temporariamente até que sejam adotados.

Para começar com o trabalho voluntário cuidando de animais, basta procurar os abrigos ou ONG’s na sua cidade.

Segue algumas sugestões: Clube dos viralatas Pet Anjo , Cão sem dono

Faça a diferença, torne-se um cuidador de idosos

Já imaginou poder contribuir para a qualidade de vida de um idoso? Em asilos, casas de repouso, instituições, ou até mesmo com idosos dependentes, é possível encontrar um trabalho muito gratificante.

Ocupar o público idoso com atividades motivacionais, que estimulem a autoestima, o raciocínio, a saúde mental e física são exemplos de trabalho voluntário que são muito importante para a comunidade e que você pode exercer sem precisar de nenhuma qualificação.

Os trabalhos com idosos são diversos, você pode ajudá-los com os horários dos remédios, fazendo companhia, conversando, agradando-os com flores, jogando cartas ou dominó, acompanhando-os para fazer exames, auxiliando-os com tecnologias ou questões financeiras e muito mais!

Assim como o trabalho com os animais, você também pode ajudar doando um valor mensalmente, apesar de que o trabalho presencial pode gerar uma grande amizade que não tem preço.

É possível encontrar esses asilos e instituições que precisam do seu comprometimento na sua própria cidade, bem perto de você. Basta procurá-los para saber como participar.

Veja algumas instituições: Velho Amigo , Horas da vida

Contribua para um futuro melhor: trabalho voluntário com crianças

Para quem gosta de crianças, o jeito mais fácil de ficar rodeado por elas é através do trabalho voluntário em creches, orfanatos, hospitais, lares adotivos, clínicas de recuperação ou orfanatos.

Dentre os exemplos de trabalho voluntário com atividades que você pode exercer, são: brincar, dar atenção, cuidar, alimentar, dar banho, dar aulas de reforço escolar, praticar esporte, pintar, ensinar artesanato, desenhar, decorar salas de aula, presentear e muito mais.

Muitas crianças e adolescentes precisam de ajuda para se desenvolverem. E participar desse processo além de ser de grande valia para sua experiência profissional, pode proporcionar uma mudança muito grande no futuro das próximas gerações.

Você também pode mobilizar arrecadações de alimentos não perecíveis, isto é, roupas, itens de higiene pessoal, móveis, material escolar para crianças carentes.

Outra alternativa também é o sistema de apadrinhamento onde você dispõe de um valor mensal para levar qualidade de vida para uma criança vulnerável, de baixa renda, ou em tratamento de crianças com câncer, afinal se lhe falta tempo de dedicação essa é uma excelente iniciativa.

Enfim, informe-se nos hospitais, lares adotivos, orfanatos e outras instituições da sua cidade de como você pode se tornar um voluntário.

Para ajudar online, recomendamos: Child Fund Brasil , Graacc , Apae

Ensine o que você sabe

Uma das formas de fazer um trabalho voluntario é ensinar uma atividade que você tem aptidão, conhecimento, experiência ou que seja seu próprio hobby.

Alguns exemplos de trabalho voluntário que segue essa lógica são: dar aula de idiomas, ensinar artesanato, corte e costura, música, dança, fotografia, dança, fotografia, pintura, jardinagem, esportes, entre muitas outras.

Essas atividades podem ser desenvolvidas em associações, comunidades carentes ou também serem uma forma de levar para alguma instituição sem oportunidade, um incentivo ou aprendizado para motivar pessoas que se encontram em condições de dificuldades financeiras ou passando por um período delicado de saúde.

Você também pode realizar esse trabalho voluntário de forma mais particular, no seu próprio bairro ou vizinhança, ou até mesmo pela internet.

Participe de grupos que fazem trabalhos voluntários para moradores de rua

Outros exemplos de trabalho voluntário que tem sido cada vez mais comum é o de realizar ações sociais para pessoas que moram na rua, com pouca ou sem nenhuma condição de sobrevivência.

Geralmente várias pessoas reúnem-se para fazer arrecadações e levarem doações de roupas e alimentos para os menos favorecidos.

Você pode encontrar esses grupos nas mídias sociais ou entrar em contato com a própria Secretaria de Assistência Social da sua cidade.

Trabalho voluntário com catadores de materiais recicláveis

Imagine você poder ajudar uma família carente e ainda preservar o meio ambiente? Trabalhar com catadores de materiais recicláveis não se resume a apenas ajudá-los coletar latinhas, papelão, ou garrafas de vidro, mas também a promovê-los e valorizá-los ainda mais na nossa sociedade.

São exemplos de trabalho voluntário, as pessoas que se comprometem em se envolver a tirar os catadores da invisibilidade fornecendo melhores condições de trabalho, aumentando as suas autoestimas e ajudando conforme podem a melhorar a realidade desses indivíduos.

As atividades vão desde limpeza das carroças, manutenção, pintura a até fornecimento de vestimenta, capa de chuva, calçados adequados, itens de segurança, entre outros materiais personalizados aos catadores.

Confira um dos projetos que trabalham com os catadores de materiais recicláveis: CempreEcolmeiaPimp my carroça

Trabalho voluntário: Pratique volunturismo

Se você costumar viajar com frequência ou está de férias pode praticar trabalho voluntário nas suas viagens.

Há várias organizações em diferentes regiões do Brasil e do mundo em busca de pessoas que tenham interesse de praticar voluntariado em comunidades carentes ou participar de projetos ambientais.

Você pode procurar em várias plataformas “vagas” que tenha a ver com suas habilidades e especialidades.

As oportunidades vão desde ensinar inglês, ajudar em um orfanato em meio a selva, bem como exercer aconselhamento sobre doenças, a até trabalhar em fazendas orgânicas.

 Confira algumas plataformas que te auxiliam encontrar vagas no seu destino: WorldpackersHelpx

Trabalho voluntário: Voluntariado online

Se você não pode ou não deseja ter que se deslocar para praticar trabalho voluntário, você pode fazê-lo online.

Você tem a opção de engajar-se nas redes sociais desenvolvendo uma comunicação digital para atrair novos parceiros para ONGS e projetos sociais.

Nesse sentido, há também a possibilidade de você ajudar com doações em caso de tragédias, epidemias ou até mesmo a fome.

Veja alguns projetos que você pode ajudar online: AtadosSociomotiva.

Trabalhar voluntariamente é uma experiência enriquecedora tanto individualmente, como profissionalmente. Sem contar que melhoram sua possibilidade de crescimento na carreira mesmo que não seja do mesmo segmento.

Quanto mais trabalhos voluntários você estiver realizado mais perto estará do seu emprego dos sonhos.

Agora se você quer saber como deve colocar seus trabalhos voluntários no currículo confira: Como fazer currículo para emprego.

você pode gostar também
Deixe uma resposta