Um bom currículo é essencial e primordial para você conseguir um emprego.
Saiba que ele fará o primeiro contato com o recrutador, por isso sua apresentação deve ser impecável.
Não existe um currículo igual ao outro, afinal ele precisa ser personalizado para seu objetivo profissional, suas habilidades, competências e experiências profissionais.
Mas utilizar um bom modelo de currículo pode agilizar o processo de não tê-lo que editá-lo e apenas preenche-lo com suas informações pessoais.
Vamos saber mais a repeito disso?
Currículo ou Curriculum qual é o certo?
Você certamente já viu por aí as duas maneiras de menções: currículo ou curriculum, qual devo usar quando falar sobre meu documento?
Saiba que os dois termos estão corretos. Porém uma está na língua portuguesa e outra vem do latim, cujo o correto é acompanhar o termo “vitae” e que juntas significam “curso de vida”.
Entretanto a expressão “Curriculum vitae” também é conhecido popularmente pela abreviação CV.
Mas, segundo especialistas, devemos sempre dar prioridade a língua portuguesa quando nos referirmos ao documento em português.
Ou seja, o certo seria sempre utilizar “Currículo”.
E Currículo Vitae ou Curriculum Vitae?
E entre esses dois casos qual está correto?
Saiba que a expressão “Currículo Vitae” não devia existir, pois não é correta, já que une duas línguas diferentes.
Portanto, se for usar o latim, use o termo “Curriculum Vitae ou CV” e se for referir ao documento em português, prefira o clássico “Currículo”.
Diferença de Currículo e Curriculum Vitae e quando utilizar:
Saiba que em algumas ocasiões pode ser exigido que você envie seu curriculum vitae ao invés do currículo, principalmente se estiver se candidatando para uma vaga mais específicas ou em outro país.
Mas qual a diferença?
Um curriculum vitae ele é muito mais detalhado em informações do que o tradicional, podendo atingir até seis páginas.
Ou seja, geralmente ele terá dados completos sobre sua educação, experiências de ensino, honras, prêmios, cursos, realizações, publicações, afiliações e mais conquistas em geral.
Normalmente, no Brasil, ele é solicitado para quando você vai se candidatar para vagas de emprego acadêmicas, educacionais, científicas, de pesquisa, área médica ou em alguns casos de bolsas de estudo.
Também é comummente utilizado para oportunidades de trabalho internacionais.
Enquanto que o currículo tradicional é o modelo mais utilizado atualmente para as demais áreas de atuação em geral, das quais não citamos acima.
Portanto na grande maioria dos casos, você utilizará um currículo simples e objetivo para se candidatar ao invés de um curriculum vitae.
O que é um Currículo lattes e quando usar?
Parecido com o estilo do Curriculum vitae, o Currículo lattes é destinado em geral a estudantes acadêmicos, professores cientistas e pesquisadores.
Ele é um documento gerido pelo CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e é utilizado como um padrão nacional no percurso acadêmico e de pesquisadores.
O Currículo Lattes visa armazenar toda construção do seu conhecimento, principalmente se tratando da produção acadêmica e intelectual.
Por isso é um dos melhores modelos para professores, pesquisadores e alunos para terem um currículo organizado, atualizado e padronizado nacionalmente.
Portanto, a Plataforma Lattes disponibiliza gratuitamente acesso ao público, facilitando com que qualquer pessoa possa alavancar sua carreira, registrando online e gratuitamente suas informações acadêmicas e intelectuais profissionalmente.
Diferença entre Currículo Lattes e Curriculum Vitae:
O currículo lattes no entanto, consegue ser ainda maior e mais altamente detalhado que o CV. Nele por exemplo você pode citar eventos, artigos, participação de projetos e segue o layout da plataforma Lattes.
Em síntese, isso facilita com que profissionais e instituições encontrem você online, pois todos na plataforma terão seu currículo nacionalmente padronizado.
Por que utilizar Modelos de currículos prontos?
Hoje em dia, temos a tecnologia a nosso favor para nos prestigiar com vários modelos de currículos prontos para facilitar nossa busca por um emprego.
Por isso indicamos que você utilize um currículo pronto do qual basta preencher e que seja voltado para a sua necessidade.
Afinal, isso vai poupar um bom tempo para que você utilize procurando anúncios de vagas de trabalho.
Mas antes, saiba que existem modelos de currículos específicos para cada caso, como por exemplo, Jovem Aprendiz, Estágio, Primeiro Emprego, Currículo Simples, Com foto, em Inglês, entre outros.
Portanto é preciso primeiro definir antes sua finalidade, cargo, e Empresa.
O ideal é que parada cada tipo de vaga você fique atento para saber se está utilizando o modelo correto de currículo.
Nós disponibilizamos para você alguns modelos prontos dos quais basta você apenas preencher com suas informações profissionais. Conheça abaixo.
Currículo pronto para preencher
O Portal Emprega disponibiliza uma série de currículos padronizados para cada caso específico, seja para a busca do seu primeiro emprego a até o emprego ideal.
Como fazer um currículo?
Você pode conferir abaixo e ainda conta com um guia completo de como fazer seu currículo e preenche-lo de forma correta específico para sua finalidade:
- Como fazer um Currículo Perfeito + MODELO PRONTO
- Currículo para Primeiro Emprego PRONTO
- Jovem Aprendiz Currículo
Currículo pronto para editar
Outra forma de encontrar modelos de CV prontos para editar é no próprio Word.
Lembrando que você deve ter a ferramenta mais recente instalada no seu computador ou celular para poder escolher um modelo para editar.
– Como buscar por currículo pronto no word:
Para isto, bata fazer uma busca rápida, abra o Word, clique em “Novo”, e em “Pesquisar Modelos Online” digite “Currículo”.
Pronto, agora você terá uma infinidades de modelos de CVs pronto para editar, desde os mais simples ao com estruturas mais elaboradas cronologicamente.
Se estiver em dúvida escolha Sempre um modelo mais simples, estes são os que os recrutadores preferem por enaltecer mais o conteúdo do que a folha.
– Currículo online
Outra alternativa, é você utilizar plataformas que gerem automaticamente seu currículo.
Existem algumas online nas quais basta você preencher as informações que no final você pode salvar o seu documento.
Mas fique atento, pois algumas plataformas o fazem preencher todo o documento para no final lhe informar que a ferramenta é paga, muitas vezes fazendo o usuário perder seu tempo, já que alguns não podem desembolsar o valor.
O Melhor modelo: Currículo Simples
Já ouviu o ditado “Menos é Mais”? Ele se refere a exatamente ao nosso caso que o Simples, Prático e Objetivo Currículo é o melhor modelo que você poderá utilizar.
Independente de qual cargo você estará se candidatando a maioria dos recrutadores preferem que seu documento seja simples e transparente.
Ou seja apenas as informações relevantes devem contar em um modelo simples como: informações pessoais, objetivo, últimas três experiências profissionais, cursos e especializações.
Enquanto que, as informações desnecessárias, cujas não tem aproveitamento para o cargo, não devem ser colocadas. Mas sim omitidas a princípio.
Mas como saber o que não devo colocar no meu CV?
Há algumas informações que podem ser irrelevantes, e alguns detalhes que você deve estar atento.
Como por exemplo: seu currículo não deve possuir um título, deve começar pelo seu nome, seu objetivo profissional deve ter haver com o cargo que está se candidatando, assim como suas especializações e cursos.
De nada adianta você mencionar cursos que fez só para ter conteúdo sendo que não serão útil para a vaga.
Foque nas qualidades e especializações que podem vir a ser úteis e empregáveis na vaga de seu interesse.
Para saber mais sobre os deslizes que você não deve cometer, veja O que não colocar em O que você não deve colocar em um currículo.
O que colocar no Objetivo do Currículo?
Uma dúvida muito recorrente entre os candidatos, é o que inserir no objetivo profissional de um CV.
Saiba que um bom objetivo, se trata de um texto breve de no máximo quatros linhas que tem como intuito informar a área que deseja atuar acompanhado de suas expectativas.
Uma dica muito importante é fugir dos clichês e evitar frases genéricas. Ao invés disso prefira ser mais específico.
Exemplo do que colocar no objetivo do seu CV:
Listamos abaixo alguns exemplos de como você pode citar seu objetivo profissional de forma que desperte o interesse do seu futuro empregador:
“Gostaria de atuar como vendedor para lidar diretamente com o público, cuja experiência tenho 4 anos. Acredito que poderei trazer resultados positivos para as vendas da empresa”.
” Tenho interesse em liderar as equipes de vendas, e por em prática as técnicas de motivação e alcance de metas que aprendi durante o Curso de Gestão de Pessoas”.
“Estou em busca da minha primeira oportunidade de trabalho na área de marketing afim de que eu possa colocar em prática meus conhecimentos para conquistar e fidelizar novos clientes para a empresa”.
“Busco me tornar um profissional excelente no que se trata de Engenha Civil, acompanhando e exercendo obras e reformas de alta qualidade, e consequentemente destacando a empresa.”
Agora que você sabe as principais informações sobre currículo, você pode ver mais conteúdos úteis a respeito de como conquistar seu emprego ideal no nosso Portal Emprega.